Brasil diferente de 2009, para o bem e para o mal

24/07/2010 às 23:47 | Publicado em Cuba, Liga Mundial, Seleção brasileira | 2 Comentários
Tags: , ,

Houve quem fizesse drama com a declaração do técnico cubano Orlando Samuels após o jogo contra a Itália: “O Brasil desse ano não me parece com aquele do ano passado”. Mas será que ele mentiu? Para mim, o jogo deste sábado provou que não.

Dante foi o melhor da semifinal

Cuba só não impôs mais dificuldades além dos 3 a 1 no placar graças à própria incompetência. Apenas de saques perdidos eles nos deram quase um set, além de pelo menos quatro invasões – em uma delas, inclusive, Leal machucou o pé esquerdo de Leandro Vissotto.

Bruno, por exemplo, vive seu pior momento desde que chegou à seleção brasileira. Nem em 2007, com toda a pressão do Pan em casa e no meio do furacão formado pelo corte de Ricardinho, ele esteve tão sem confiança. No pouco que jogou neste sábado, a primeira metade do set inicial, o levantador insistiu em bolas pela saída para Vissotto. No começo deu certo, mas logo os cubanos manjaram a jogada e, assim, conseguiram obter a vantagem para sair na frente do placar. Acabou substituído por Marlon.

Rodrigão, por sua vez, esteve apagado e só foi fazer seu primeiro ponto de bloqueio no final da partida. Já Murilo demorou para encaixar o saque e jogou apenas “para gasto” até o quarto set, o melhor dele e do Brasil na semifinal.

Por outro lado, os campeões mundiais provaram que também estão diferentes pelo lado positivo. Substituto do operado Serginho, Mario Jr. voltou a jogar como na fase classificatória e até na placa de publicidade salvou bola. Pouco aproveitado em 2009, Marlon melhorou muito a distribuição de jogadas da seleção, a despeito de algumas falhas de precisão, que hoje lhe renderam até uma joelhada na cabeça dada por Vissotto.

O oposto, aliás, foi muito bem substituído pelo novato Theo quando saiu contundido, no terceiro set. O reserva, que já havia desperdiçado uma chance ao falhar na cobertura dos bloqueios na etapa inicial, logo se encontrou e terminou a partida com nove pontos, apenas um a menos que o rival de posição.

E o que dizer de Dante? De volta à equipe após perder o ano passado devido a problemas de saúde de seu filho, o ponteiro foi o grande nome do jogo. Não apenas porque os seus 16 pontos o tornaram o maior pontuador do confronto, mas também pelo enorme repertório técnico e capacidade de crescer em jogos complicados. Se continuar assim, Giba amargará mais um tempo na reserva.

Resta agora mais uma partida, contra a Rússia, a partir das 21 horas deste domingo. Caso vença, o Brasil chega ao nono título e se torna o maior vencedor da história da Liga, deixando a Itália para trás. Os europeus, porém, virão com tudo a fim de “vingar” a derrota de 2007 e do Campeonato Mundial de 2002. Foi neste ano, aliás, que eles impuseram uma das maiores derrotas ao time de Bernardinho, superado em Belo Horizonte por 3 a 1 na final daquela edição da Liga. Como diriam os argentinos, a ver qué se pasará.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Marlon é muito inconstante. Ele comete erros muito facilmente – basta lembrar um ataque desastroso contra a Holanda, que ele cravou na quadra do Brasil. Pra ser titular da Seleção, tem que ser constante. Mas, com Bruno jogando mal, tem que ser ele mesmo, contra a Russia.

    No entanto, pensando no Mundial da Itália, é melhor que Ricardinho não fique no sofá.

    • Certamente, João. A questão é saber se o grupo vai aceitar o Ricardinho de volta, pois, se isso não acontecer, é melhor que ele nem vá. O estrago de um clima ruim na seleção é bem maior que o de um levantador irregular.

      Abs,

      Carol


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: