A semana dos testes

19/08/2010 às 14:19 | Publicado em Grand Prix, Seleção brasileira, testes | Deixe um comentário
Tags: , ,

Paula precisa ganhar mais ritmo (Divulgação/FIVB)

Classificação próxima, dois adversários que não assustam e a Polônia, um bom adversário. Este é o panorama brasileiro para a última rodada da fase classificatória do Grand Prix, entre sexta e domingo. Trata-se do cenário ideal para José Roberto Guimarães fazer vários testes visando a fase final da disputa e, principalmente, o Mundial do Japão, em outubro.

Portanto, é isto que devemos esperar dos três jogos em Taiwan: além das polonesas (domingo, às 3h30), as campeãs olímpicas encaram Porto Rico (sexta, às 4h30) e Taiwan (sábado, às 5h30). O fato de não ser mais obrigatório cortar duas jogadoras para toda a rodada (os cortes agora são jogo a jogo) é um alívio para Zé Roberto. Desta forma, imagino que a comissão técnica vai mexer constantemente na formação titular, a fim de dar ritmo a todas as jogadoras e testar alternativas para os momentos decisivos que logo virão.

O que deveria ser testado, na minha opinião:

Linha de passe com Mari, Paula e Fabi: Sim, a se avaliar somente pelos últimos jogos Jaqueline merece ser titular, mas é preciso saber como o time reage sem ela, especialmente na recepção. E se a Jaque se machucar? O Brasil precisa estar prevenido.

Esta semana o Zé já deixou claro que está fazendo um rodízio na ponta, mas a formação com Mari, Paula e Fabi jogou apenas o primeiro set e um pouco do segundo contra a Holanda. É pouco.

Além disto, a Paula precisa estar em quadra para ganhar confiança e voltar a ser a mesma de antes – apesar de ter feito só quatro pontos diante da China, foi visível como ela saiu mais aliviada de quadra por ter feito um bom trabalho de recepção. Tem que melhorar o ataque agora.

Joycinha na saída: a Sheilla tem jogado muito e, quando precisou, foi muito bem substituída por Natália. Assim ficou difícil para Joycinha, mas acho que a jogadora do Vôlei Futuro merece uma chance de mostrar seu trabalho e ganhar ritmo. Ter três jogadoras “voando” na saída seria sensacional para o Mundial, apesar de a atleta do Unilever ser forte candidata a um corte.

Natália na ponta: Já de olho no futuro, Zé Roberto faz a Natália treinar como ponteira na seleção. Ele mesmo sabe que a jovem rende mais como oposta e foi assim que ela jogou 95% do tempo em que esteve em quadra durante este Grand Prix. Seria legal, porém, vê-la mais tempo na ponta até para o Brasil ter mais uma opção tática. Com Sheilla arrebentando, a Natália pode dar ainda mais potência ao ataque caso as ponteiras não estejam em um bom dia.

Adenízia:Até por Thaísa e Fabiana estarem bem, a central Adenízia foi uma das que menos jogou até agora pela seleção. Porém, é justamente entre ela e Carol Gattaz que sairá outro corte para o Mundial. Colocá-la para jogar pode ser um bom caminho para o Zé resolver esta questão.

Levantadoras: O segundo corte para o Mundial será de uma levantadora. Fabíola foi bem contra a China, Dani Lins teve uma boa atuação contra o Japão, mas nenhuma delas ainda conseguiu a sequência necessária para ser considerada titular.

Resta agora saber o que o Zé vai testar na frente de todo mundo, incluindo os adversários, e o que ele vai preferir manter em “segredo” nos treinos, visando o Mundial.

Com o “fantasma” de Ana Tiemi rondando, elas devem ser bastante avaliadas e em diferentes situações até que se chegue a uma conclusão. Aliás, uma conclusão que pode ser vital para os planos da seleção brasileira este ano.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: