Não se mexe em time que está ganhando

17/08/2012 às 20:19 | Publicado em Bernardinho, Londres 2012, Seleção brasileira, Zé Roberto | 1 Comentário

Por indicação de amigos em comum, cheguei a um texto escrito por um competente ex-colega de trabalho, Fernando Cesarotti, no blog Esporte Fino. Em resumo, ele defende a ideia que tanto Bernardinho quanto Zé Roberto Guimarães deveriam deixar o comando das seleções de vôlei a fim de propiciar uma renovação para o Rio 2016 e evitar um aprofundamento do processo de desgaste que ambos os treinadores já sofrem. Para as vagas abertas, as sugestões são Giovane e Luizomar de Moura.

Acho a discussão interessante, mas sinceramente não concordo com essa opinião. Primeiro porque sou adepta da filosofia do “em time que está ganhando não se mexe”. Segundo porque ambos parecem dispostos a continuar. Por fim, não vejo nenhum nome no país ainda em condições de aguentar o tranco do cargo, especialmente com uma Olimpíada em casa pela frente.

Com todo respeito aos demais treinadores, é como deixar Fofão e Fernanda Venturini (ambas no auge, claro) fora de um time que vai disputar o campeonato mais importante de sua história. Pode dar certo? Claro. Mas pra que abdicar do que possuímos de melhor, especialmente quando o melhor está disposto a ficar?

Por tudo o que eu vinha acompanhando durante o último ciclo olímpico, achei que Bernardinho pediria demissão após Londres e Zé Roberto não se sustentaria no cargo. Porém, o primeiro já aceitou viver mais alguns meses na loucura de se dividir entre clube e observações para a seleção, enquanto o segundo ganhou fôlego com a épica campanha do ouro na Inglaterra. Ou seja, se ficarem mesmo, será porque assim desejam.

Tanto desejam continuar na seleção que estão se arriscando mais do que se beneficiando com a continuidade. Se vencerem no Rio, estarão fazendo aquilo que sempre fizeram. Se não chegarem nem na final, vão tomar pedradas de uma parte considerável da passional torcida brasileira. E, com renovações complicadas pela frente, escancaradas pelos altos e baixos dos últimos anos, não ficaria surpresa se um bom resultado não aparecer.

Passando dos Jogos do Rio, aí sim sou a favor da renovação. Afinal, se até Fofão e Venturini puderam ser substituídas, por que os treinadores seriam intocáveis? Até lá que o Brasil só não caia novamente no erro de não preparar ninguém e passar pelo mesmo sufoco das levantadoras.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Teoricamente, o caminho de Bernardinho é mais simples… Surgiram gigantes e talentosos atletas no cenário nacional, durante este ciclo e concordo que alguns tenham sido poupados visando Londres… Ze Roberto terá um caminho ligeiramente mais complicado em relação a sua seleção… A ultima ponteira alta com o chamado perfil internacional que surgiu foi a Mari em 2003, é inegável que Fernanda Garay é uma excelente atleta, mas daqui a 4 anos ainda terá toda a explosão q possui hoje?a jovem Gabi é a grande aposta, possui boa impulsão e técnica muito apurada,mas fato é que possui apenas 1,80… E a substituta de Sheilla?Quem seria?
    Acho sim, que por segurança, é ideal que os dois continuem a frente, são dois brilhantes técnicos, diria inclusive q talvez os dois melhores tecnicos do mundo… Embora zé roberto fora salvo pelo gongo… a Seleção ressurgiu das cinzas não sei até q ponto ele foi o grande responsável… Mas a glória também é dele… E contra fatos, não ha argumentos, ele tem o ouro e sagrou-se um dos maiores técnicos de todos os tempos… O Caminho para o Rio não será fácil para quem assumir a seleção feminina… Mas a minha torcida estas seleções ja tem…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: