Tira-teima no vôlei. Você aprova?

29/10/2012 às 21:14 | Publicado em Ary Graça, FIVB, tira teima | Deixe um comentário

Em um mês no qual o Campeonato Brasileiro de futebol vive uma polêmica por conta da interferência externa na partida entre Palmeiras e Inter, o vôlei testou, com sucesso, o tira-teima em jogos do Mundial de clubes. Falei com o Luizomar de Moura, a Jaqueline e o William Arjona sobre o assunto e a opinião foi unânime: está aprovado.

Antes de prosseguir, clique aqui e leia e matéria completa

Em um jogo cada vez mais veloz, é utopia e até covardia querer que os juízes acertem sempre. Uma pequena distração pode mudar o resultado de uma partida e até de um campeonato e olha que não são poucas as coisas que eles precisam ficar atentos. Só para citar os itens passíveis de contestação no Mundial, temos cinco: bola dentro ou fora; toque na rede; pisada na linha de saque; pisada na linha de ataque; líbero efetuar levantamento dentro da zona dos três metros.

Eu, particularmente, gostei muito da novidade, em especial da limitação dos desafios em duas vezes por set (se a equipe estiver certa, ela não perde a chance de usá-lo), o que evita que a medida trave muito o jogo. O único “porém” é o fato de nem treinadores, nem torcida acompanharem a análise do lance, a exemplo do que ocorre no tênis.

Acho improvável que o recurso esteja disponível em todos os jogos oficiais de vôlei por questões de estrutura e gastos, mas é essencial que o “tira-teima” esteja presente em partidas importantes, tais como os playoffs dos principais campeonatos do mundo, além das fases finais de Liga Mundial, Grand Prix, Copa do Mundo, Mundiais e Olimpíadas. Com o Ary Graça no comando da FIVB, é bastante provável que este tipo de introdução tecnológica ganhe força, mas vamos ver como a entidade vai tratar do assunto nos próximos meses…

E você? O que pensa do tira-teima?

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: